BD-Á-Bá: Fistful of Fanart – Montra de Talento Nacional

Há projectos que entusiasmam tanto pela simplicidade do conceito como pela qualidade artística que exibem. Há pouco mais de um ano nasceu um desses exemplos pelas mãos de alguns dos mais talentosos ilustradores portugueses, um blogue chamado Fistful of Fanart.

Não sendo propriamente um projecto de banda desenhada a ela diz respeito e, por isso, fomos saber mais junto do seu criador, o ilustrador e banda desenhista Ricardo Venâncio.

Para ficarmos a conhecer a ideia que deu origem a tudo bastam três perguntas. Após a leitura das mesmas, uma visita ao blogue é fundamental (assim como um “like” à página de Facebook, já agora). Enjoy!

 

«Bane», de Jorge Coelho

Acerca do Fistful of Fanart…

Quem criou?

O Fistful of Fanart foi criado por mim, Ricardo Venâncio, em Novembro de 2010, e serviu de desculpa para ter um grupo de colegas e amigos a desenhar coisas pelo simples gozo de desenhar, fora do âmbito do trabalho que nos paga as contas normalmente.

No estúdio onde trabalho, o The Lisbon Studio, já tivemos uns quantos exercícios do género que, além de serem um escape profissional para todos, originaram resultados bem interessantes em termos de ilustrações.

 

«Darkseid», de Ricardo Venâncio

O que é?

O Fistful of Fanart é, como o nome indica, um blog de fanarts, ou seja, de ilustrações de personagens criadas por outros autores, que nos inspiram ou com as quais crescemos.

Na altura em que comecei a pensar neste desafio, já existiam alguns sketchblogs na net, casos do Comic Twart, BristolWhip e afins, e a estrutura de todos andava à volta de um tema semanal que todos os participantes interpretavam à sua maneira.

Eu próprio estou noutro sketchblog que tem essa dinâmica, o Brand New Nostalgia, juntamente com o meu colega de estúdio, Jorge Coelho.

Para o Fistful, eu queria algo diferente. Ao invés de ter um tema semanal ilustrado por vários ilustradores, o Fistful of Fanart tem um ilustrador e uma personagem a cada actualização.

 

«Jekyll & Hyde», de Nuno Duarte

Como num Cadáver Esquisito, cada entrada individual no blog deve estar ligada à anterior através da escolha da personagem, ligação que pode ser a mais óbvia ou mais absurda possível.

Um nome semelhante, a mesma editora, uma cor, um encontro entre as duas personagens numa dada história, tudo serve para fazer essa ligação e todas são encorajadas.

Assim, o gozo de quem participa, e espero eu, de quem visita o blog, é ver para onde as escolhas de cada ilustrador nos levam, e que ligações improváveis se conseguem criar.

Neste momento, temos incidido muito sobre comics americanos, mas a qualquer altura podemos saltar para outros mundos, e aí está o gozo deste jogo.

 

«Super Skrull», de Pedro Poitier

O que pretende?

O Fistful of Fanart pretende mostrar um grupo de ilustradores (para já, todos portugueses) a trabalhar personagens conhecidas, algumas famosas e outras menos, pelo puro prazer de desenhar.

O meu objectivo é continuar a convidar pessoal para participar e aumentar a lista de entradas, esperando que haja alguém do outro lado curioso para continuar a ver o que fazemos.

 

«The Dark Phoenix», de Joana Afonso

À parte de alguns problemas de organização de calendários de trabalho e participações (todos somos profissionais e temos compromissos à volta dos quais temos que gerir estes exercícios), as coisas têm corrido bem e todos os ilustradores têm feito trabalhos excelentes.

Tenho ficado bastante satisfeito com a participação de todos, e acho que não faz mal a ninguém ver do melhor que se faz cá em Portugal, precisamos de mais iniciativas para mostrar o que podemos fazer por cá, seja para nos representar lá para fora, seja para nos inspirar cá dentro.

Para saber mais acerca do projecto visite os seguintes links:

Blogue do Fistful of Fanart

Página do Fistful of Fanart no Facebook

 

André Oliveira

 

aproveite ainda para ler:

entrevista com António Valjean, autor e ilustrador de BD

IX edição dos Troféus Central Comics

Lançamento do álbum de banda-desenhada «O Pequeno Deus Cego»

Prémios Nacionais de banda-desenhada 2011

entrevista com Carla Rodrigues, ilustradora e autora de BD

Zona, a história de um projecto de BD e ilustração

Entrevista com Paulo Monteiro, vencedor do Prémio Nacional de BD para Melhor Álbum Português

Entrevista com a ilustradora e banda-desenhista Joana Afonso

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: