Fantasporto homenageia Bram Stoker com «Drácula»

A 32ª edição do Fantasporto vai ficar marcada pela homenagem a Bram Stoker, autor de «Drácula», cujo centenário do nascimento se celebra em 2012, e a celebração dos trinta anos da estreia de «Blade Runner».

Conforme revela a organização do evento, “nesta edição surge assim uma homenagem a este grande escritor irlandês com a exibição de duas das mais significativas incursões no cinema deste livro de Bram Stoker: «Nosferatu», de Murnau, e «Drácula», de Francis Ford Coppola.

No caso de «Blade Runner», o Festival Internacional de Cinema do Porto celebra os 30 anos da estreia deste filme de culto com a exibição em projecção digital na sua versão original.

Outra das novidades prende-se com a exibição de «Get Carter», filme de Mike Hodges, cujos 40 anos serão celebrados com a exibição em cópia restaurada pelo British Film Archive.

Finalmente, há a destacar ainda a homenagem a Karen Shakhnazarov, “um dos mais importantes realizadores russos da actualidade”, argumentistas, produtor, realizador e director do maior estúdio de cinema russo – a Mosfilm.

Segundo a organização do certame, “em 2010 Shakhnazarov foi premiado no Fantasporto pelo filme «Ward Number 6», que nos mostra como é fácil tornarmo-nos naquilo que mais tememos. Agora, o Festival Internacional de Cinema do Porto presta-lhe a devida homenagem exibindo um lote de filmes escolhido pelo próprio realizador”.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: