Companhia de Teatro de Almada assinala 80 anos de Thomas Bernhard

O Teatro Municipal de Almada, em conjunto com a Embaixada da Aústria em Lisboa, assinala este sábado, dia 12 de Novembro, os 80 anos do nascimento de Thomas Bernhard.

Conforma revela a organização, o evento inclui um colóquio internacional, debates e leituras encenadas de algumas das peças do dramaturgo austríaco representadas no nosso país.

Autor de 19 novelas, 17 peças de teatro e vários textos autobiográficos, Thomas Bernhard caracterizou a Aústria com um estilo irónico e mordaz, que lhe valeu uma relação de amor/ódio com o seu próprio país.

Esta mesma relação será abordada por Alfred Pfabigan, professor da Universidade de Viena, na sua participação no colóquio. Já José António Palma Caetano, tradutor das obras do dramaturgo austríaco para português, falará sobre a relação de Thomas Bernhard com Portugal, país onde o autor passou algum tempo devido a problemas de saúde e que foi várias vezes referido nas suas peças.

No caso de Peter Hanenberg, professor associado da Universidade Católica Portuguesa, falará sobre a importância do autor austríaco no teatro de língua alemã e na germanística.

Bernhard morreu em 1989, na sua quinta de Ohlsdorf, e a sua morte só foi anunciada após o funeral. No testamento deixou expressa a proibição da representação das suas peças em solo austríaco.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: