‘Realismo e Naturalismo na Ficção’ junta especialistas em Coimbra

A Universidade de Coimbra recebe até ao próximo sábado dezenas de especialistas, de várias partes do mundo, para o congresso internacional ‘O Século do Romance. Realismo e Naturalismo na Ficção Oitocentista’.

O evento, que dará especial atenção à obra de Eça de Queiroz terá uma sessão suplementar no dia 13, na Fundação Eça de Queiroz (Casa de Tormes), em Santa Cruz do Douro, com a conferência do brasileiro Paulo Franchetti ‘A Cidade e as Serras: tese contra tese’.

“Pretende proceder a uma revisitação crítica da ficção europeia de cariz realista, incidindo particularmente sobre a literatura portuguesa, francesa e espanhola”, explicou à Agência Lusa António Apolinário Lourenço, organizador do congresso.

A obra queirosiana “será precisamente aquela que motivará um maior número de comunicações”, com 17, referiu, acrescentando que outros escritores terão igualmente a atenção dos especialistas presentes, Émile Zola, Flaubert, Galdós, Camilo Castelo Branco, Machado de Assis ou Tolstoi.

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: