Prémio PT de Literatura para Rubens Figueiredo

«Passageiro do fim do dia», do escritor brasileiro Rubens Figueiredo, venceu o Prémio Portugal Telecom de Literatura 2011, sendo distinguido com o valor pecuniário de 100 mil reais.

Em segundo lugar ficou «Uma viagem à Índia», do português Gonçalo Tavares, enquanto que a fechar o pódio ficou a obra «Minha Guerra Alheia», da autora brasileira Marina Colasanti.

Rubens Figueiredo nasceu em 1956, no Rio de Janeiro, e, além de escrever, tem-se destacado como “um dos mais renomados tradutores literários do Brasil, em especial de obras russas”, sendo também professor de português.

O «Passageiro do Fim do Dia» conta o que os olhos de um personagem vêem enquanto atravessa a cidade do Rio de Janeiro até chegar ao bairro onde vive. Com um livro velho nas mãos, que vai lendo, o personagem criado por Rubens Figueiredo vai observando as relações e as desigualdades sociais no Brasil.

Recorde-se que João Tordo encontrava-se entre os dez finalistas da edição deste ano do Prémio Portugal Telecom da Literatura, com a obra «As Três Vidas».

Atribuído desde 2003, o Prémio reconhece obras em língua portuguesa que tenham sido publicados no Brasil, sendo que na edição passada, em 2010, distinguiu «Leite Derramado», de Chico Buarque.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: