Prémio Agustina-Bessa Luís para «Trás-os-Montes» de Tiago Patrício

Prémio instituído em homenagem a Agustina-Bessa Luís

«Trás-os-Montes», de Tiago Manuel Ribeiro Patrício, é o vencedor da terceira edição do Prémio Revelação Agustina-Bessa Luís, no valor de 25 euros e instituído pela Estoril Sol.

Conforme revela a Lusa, para além do valor pecuniário, o autor de 32 anos nascido no Funchal verá o seu romance publicado, através da editora Gradiva.

O júri, presidido pelo escritor Vasco Graça Moura, justificou o prémio a Tiago Manuel Ribeiro Patrício pelas “qualidades de escrita reportadas à dureza de um universo infantil numa aldeia de Trás-os-Montes e à maneira como o estilo narrativo encontra uma sugestiva economia na expressão e comportamentos das personagens”.

O Prémio, instituído pela Estoril Sol em 2008 por ocasião do seu 50.º aniversário, distingue um romance inédito de autor português até 35 anos, sem qualquer obra publicada no género.

Recorde-se que, anteriormente, os anteriores distinguidos foram Raquel Ochôa, em 2009, com “A Casa-Comboio” e o neurologista Paulo Mourão, um ano depois, com “A cabeça Séneca”, depois de, em 2008, o Prémio não ter sido atribuído “por falta de qualidades dos textos apresentados”.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: