Lisbon & Estoril Film Festival arranca hoje com filme de Gus Van Sant

Os filmes «The Ides of March», de George Clooney, e «Restless», de Gus Van Sant, abrem hoje, dia 4 de Novembro, o Lisbon & Estoril Film Festival (LEFF), numa edição que será fechada com o mais recente filme do realizador espanhol Pedro Almodóvar, «La Piel que Habito».

Não obstante, entre 4 e 13 de Novembro, os espectadores poderão ver os últimos filmes de David Cronenberg, Lars von Trier e Aleksandr Sokurov, com a exibição de «A Dangerous Method», «Melancolia» e «Faust», respectivamente.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Também a literatura vai ter papel fundamental no LEFF’2011, com a presença de autores consagrados no júri das diversas competições.

Confirmados estão já J. M. Coetzee, nobel da literatura em 2003, Don DeLillo, “figura colossal do actual panorama literário norte-americano”, segundo a organização, Peter Handke, autor de, entre outros, «A Tarde de um Escritor», e ainda o casal de escritores Paul Auster e Siri Hustvedt.

Cronenberg e Godard presentes

Um dos destaques desta edição do certame prende-se com a masterclasse ‘Working with David Cronenberg’, evento que contará com as presenças de Paul Giamatti, Mathieu Amalric, Sarah Gadon e, obviamente, David Cronenberg.

Outro dos momentos altos do LEFF é a entrevista com Jean-Luc Godard, em que o cineasta francês “reflecte sobre os direitos de autor na era da Internet” e “revela o seu olhar sobre a actualidade cinematográfica e artística mundial”, no âmbito do debate «L`Ogre et le Petit Poucet».

Conforme revelou a organização do evento no Facebook, “o Lisbon & Estoril Film Festival é também o desafio de tornar Lisboa e o Estoril num ponto de encontro, anual, indispensável para quem o Cinema não é só entertenimento, fascínio, sonho e glamour mas também um motivo de reflexão, de criação, de partilha e, sobretudo, de prazer”.

Dirigido pelo produtor Paulo Branco, o Lisbon & Estoril Film Festival “celebra o cinema enquanto criação artística, destacando sobretudo, a sua transversalidade e o fascínio que exerce sobre as outras artes”.

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: