Prémio Goncourt: Perfil e obra de Alexis Jenni

Alexis Jenni foi hoje galardoado com o Prémio Goncourt 2011, o mais importante galardão da literatura francesa, numa distinção que resulta do seu primeiro e, até agora, único livro: «L´Art Français de la Guerre», editado pela Gallimard.

O escritor francês nasceu em 1963, na cidade de Lyon, onde é professor da disciplina de ‘Biologia’, no liceu Saint-Marc, e o seu romance de estreia recebeu críticas bastante elogiosas, desde que chegou às livrarias, em Setembro passado.

Ao vencer a 108ª edição do Prémio Goncourt, criado por Edmond de Goncourt em memória do seu irmão Jules Huot, Alexis Jennis recebe a simbólica quantia de 10 euros mas tem garantido um sucesso de vendas para «L´Art Français de la Guerre».

De acordo com a Gallimard, a narrativa desta obra reparte-se entre a Indochina, o Vietname e a Argélia, locais por onde o protagonista da história, o capitão Victorien Salagnon, vive momentos que marcaram a história da colonização francesa.

Por dois votos

Conforme revela a France Presse, «L´Art Français de la Guerra» “evoca a omnipresença dos vinte anos de guerras coloniais nos espíritos de hoje” e “questiona a identidade nacional” francesa.

Alexis Jenni, pai de três crianças, já havia escrito dois outros livros, um rejeitado pelos editores e um outro nunca entregue para apreciação, adianta o portal Bloomberg.

«L´Art Français de la Guerre» ganhou por mais dois votos ao romance «Du Domaine des Murmures», da escritora Carole Martinez, numa final onde se encontravam ainda os autores Sorj Chalandon, com «Retour a Killybegs» e Lyonel Trouillot, com «La belle amour humaine».

Recorde-se que entre os vencedores do Prémio Goncourt, contam-se nomes tão importantes das letras francesas como Marcel Proust (1919), Andre Malraux (1933), Simone de Beauvoir (1954), Marguerite Duras (1984) e Michel Houellebecq, no ano passado.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: