João Ricardo Pedro vence Prémio Leya 2011

O escritor João Ricardo Pedro venceu a quarta edição do Prémio Leya, com o romance «O Teu Rosto Será o Último», e será distinguido com o valor pecuniário de 100 mil euros, revelou o júri do galardão, presidido por Manuel Alegre.

Na edição de 2011, a organização recebeu a candidatura de 162 romances originais, de várias partes do mundo: para além de Portugal e Brasil, “chegaram originais de França, Inglaterra e Itália”, indicou a Leya.

«O Teu Rosto Será o Último» segue-se às obras «O Rastro do Jaguar», do jornalista brasileiro Murilo Carvalho, em 2008, e «O Olho de Hertzog», do escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho, em 2009.

Recorde-se que, na edição de 2010, o júri decidiu, por unanimidade, não atribuir o Prémio LeYa.

Criado em 2008 com o objectivo de distinguir um romance inédito escrito em língua portuguesa, o Prémio Leya apresenta características únicas, pela sua especificidade e valor (100 mil euros).

O júri da edição deste ano sofreu uma alteração relativamente ao ano passado, com a saída do escritor Carlos Heitor Cony, substituído pelo crítico literário, escritor e jornalista brasileiro José Castello.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: