Festival de Curtas-Metragens de Évora apresenta 125 filmes até dia 30

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE) começa hoje e, ao longo dos próximos 13 dias, vai exibir um total de 125 filmes, de quase três dezenas de países.

No que toca aos filmes em competição, 55 no total, encontram-se diversos géneros cinematográficos, de onde se destaca os filmes de animação, ficção e documentário, oriundos de países tão diferentes como Itália, Irão, Suécia e Brasil, entre outros.

As restantes 70 curtas-metragens serão apresentadas em mostras paralelas e serão todas estreias absolutas no nosso país.

Enquanto no Alandroal, o certame decorre no Fórum Cultural Transfronteiriço e tem prevista uma mostra que inclui o documentário «Culturas de Resistência», da brasileira Iara Lee, em Évora o festival reparte-se pelos auditórios da Universidade de Évora e Soror Mariana.

Um dos destaques para esta capital de distrito prende-se com a participação de Paulo Furtado, músico por detrás do projecto The Legendary Tigerman, que apresentará um conjunto de curtas que realizou no âmbito do álbum «Femina».

Organizada em conjunto pela Sociedade Joaquim António Aguiar e pelo cineclube da Universidade de Évora, numa parceria com a associação Estação Imagem, o FIKE prolonga-se até dia 30 deste mês, num ano em que comemora o 10º aniversário.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: