Linha do Tua: Rio Tinto inaugura exposição que reúne fotografia e poesia

A Casa da Juventude de Rio Tinto recebe a partir de hoje, e até dia 12 de Novembro, uma exposição de Fotografia e Poesia dedicada ao Vale do Tua e Linha do Tua.

Conforme revela a organização, “os trabalhos que vão ser mostrados transmitem as preocupações de uma grande região – Trás-os-Montes e Alto Douro – mais especificamente das gentes do vale do Tua, a propósito da barragem a construir no rio com o mesmo nome e que transformará e descaracterizará toda a fisionomia de uma paisagem maravilhosa, carregada de vestígios históricos identificadores da alma daquele povo”.

“À medida que o tempo avançava e o caminho abandonado de cascalho, carris e travessas, ficava para trás, o que era um projecto tornava-se em sonho, palpável e objectivo.

Percorrer a linha do comboio, falar com um punhado de pessoas, semear aqui e ali uma fotografia ou deixar gravada numa travessa um poema avulso, tudo se transforma numa vontade de preservar aquilo que, vem desaparecendo: o sorriso digno dos transmontanos em geral e dos habitantes dos concelhos directamente afectados pelo assassínio da linha do Tua em particular”.

“Esperamos que o visitante possa encontrar um pouco daquilo que os autores viram, mas, acima de tudo, possam entrar no mundo daquilo que sentiram e que está por detrás dos pigmentos das cores ou das curvas das letras”, conclui a mesma fonte.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: