Festival de BD da Amadora apresenta programação

A 22ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, que decorre entre 21 de Outubro e 6 de Novembro, é dedicado ao Humor e terá no Fórum Luís de Camões, na Brandoa, o seu quartel-general.

No âmbito da apresentação à imprensa do evento deste ano, o director, Nelson Dona, explicou que “este ano o orçamento que tivemos foi de 275 mil euros. Temos menos um terço de verbas do que no ano passado”.

No entanto, o mesmo responsável garantiu que o certame continua a ser uma “opção estratégica” da Câmara Municipal da Amadora, pelo que a programação não será afectada com estes cortes.

E tendo em conta a programação, a organização destaca no certame deste ano a exposição ‘O Humor na Banda-Desenhada’, uma mostra “onde pode conhecer a evolução do Humor através dos tempos e descobrir os heróis que mais contribuíram para a boa disposição mundial. A sátira, a irreverência e o riso neste ano especialmente dedicado ao Humor”.

Não obstante, e para comemorar os 60 anos dos Peanuts, o festival de banda desenhada da Amadora dedica uma exposição que incluirá alguns inéditos de Charles Schulfz, criador dos míticos Charlie Brown e Snoopy.

Outro dos destaques prende-se com a apresentação do trabalho desenvolvido por “uma nova geração de autores portugueses”, sendo de sublinhar a exposição de originais de autores como Filipe Andrade, que já assinou trabalhos para a Marvel, e que este ano teve a cargo a imagem gráfica do festival.

Yara Kono, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração 2010, Richard Câmara, galardoado com o prémio de Melhor Ilustração para Livro Infantil 2010, e o AmadoraBD Júnior, são mais nomes que a organização aposta.

Também a Escola Superior de Teatro e Cinema recebe o certame, com uma exposição dedicada ao centenário da implantação da República e apresentação do livro «É de noite que faço as perguntas», com texto de David Soares e ilustração de vários autores.

Paralelamente às exposições, o festival de banda desenhada da Amadora contará com concertos, workshops, um ciclo de cinema de animação e um concurso de cosplay, em que o certame recebe a final deste campeonato no dia 6 de Novembro, “onde cosplayers de todo o mundo irão pôr à prova as suas capacidades”.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements
Comments
2 Responses to “Festival de BD da Amadora apresenta programação”
  1. Bongop says:

    Olá
    Eu estive na conferência de imprensa, e como é que é possível enganarem-se em tanto dinheiro!
    Foi dito e “redito” pelo director do festival , Nelson Dona, que o custo foi de 575 mil EUR e não 275…
    275 mil EUR foi para montar as infraestruturas, pagar a limpeza e segurança do festival. Isto dito pelo director do Festival!
    A agência Lusa (penso que foi daí que veio a informação) manda jornalistas contrariados para CNBDI, e depois dá nisto… informação de má qualidade!

    Abraço

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: