Marionetas: grupo de Évora actua em festival brasileiro

O grupo de marionetas Trulé, de Évora, leva o espectáculo ‘Investigação de Formas Animadas’ à 10ª edição do Festival Internacional de Bonecos de Brasília (FIBB), no Brasil.

Com diversas actuações ao longo do FIBB, o grupo Trulé sobe ao palco da Tenda João Redondo, na Praça da Administração, em Brasília, na próxima sexta-feira, para a sua última actuação.

Naquela que é segunda presença do grupo português neste evento, um dos manipuladores do Trulé, Manuel Costa Dias, destacou ao portal Portugal Digital que “[este] é um festival em que a cultura popular é muito forte e em que a forma popular dos bonecos no Brasil, o Mamulengo, é não só anfitrião como a mais-valia para dignificar e demonstrar o valor cultural” do FIBB.

O mesmo responsável destacou ainda “a grande proximidade linguística, embora as diferenças se acentuem quando o contacto se faz com grupos cujas origens são das zonas rurais mais profundas”.

A 10ª edição do FIBB prossegue até ao próximo dia 30 de Outubro, no complexo cultural Funarte, na capital brasileira, e conta com actuações de companhias da Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, Espanha, Quénia, México, Uruguai e, claro, Portugal.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: