Festival de Cinema Ambiental a partir de sábado em Seia

«Carros 2», longa-metragem de animação da dupla John Lasseter e Brad Lewis, abre este sábado, a partir das 11 horas da manhã, a programação da 17ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Ao longo de oito dias, até ao próximo sábado, dia 15 de Outubro, o certame vai exibir mais de sessenta filmes, entre longas e curtas metragens, que se repartem por várias secções: competição internacional; competição nacional; panorama; secção infanto-juvenil; e sessões especiais.

Paralelamente, o CineEco apresenta, também, “a par da programação de cinema, um conjunto de actividades paralelas, como é o caso de masterclasses, workshops e conferências sobre temas relacionados com o ambiente e o cinema”, indica a organização.

A presença de realizadores também será uma realidade, com a confirmação de 15 autores de filmes, como por exemplo de Graça Castanheira, realizadora de «Angst», Francisco Manso, realizador de «Mulheres da Serra de Montemuro», Jonathan Browning, realizador de “Eco Ninja” ou Ling Lee, realizadora de “O Meu Supermercado Favorito”.

Música ao vivo

O projecto The Crow, o filme-concerto para crianças «Uma Floresta Animada», pelos Space Ensemble, e um espectáculo dos Deolinda são os destaques da programação musical do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Conforme revela a organização, os The Crow actuam ao vivo na Casa Municipal da Cultura de Seia na abertura oficial do festival, que decorre a 8 de Outubro.

Na quinta-feira seguinte, dia 13, o programa musical do festival é dedicado ao público escolar, com o filme-concerto “Uma Floresta Animada”, da formação Space Ensemble.

“Conjugando curtas metragens de animação finlandesas com música tocada ao vivo por instrumentos como harpa, piano e saxofone, em harmonia com outros menos convencionais como balões e um serrote, este espectáculo pretende estimular a imaginação e criatividade das crianças”, explica a organização.

Noite de prémios

Finalmente no último dia do CineEco, a 15 de Outubro, a cerimónia de entrega de prémios encerra com um concerto dos Deolinda, em substituição da cantora algarvia Áurea.

O CineEco tem como principal objectivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e actividades culturais, abordando temáticas tão actuais como as da biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica ou compromissos ambientais, sempre numa perspectiva abrangente.

Organizado pela Câmara Municipal da Serra da Estrela e pela Empresa Municipal de Cultura e Recreio de Seia, o CineEco, que este ano é co-produzido com a Zero em Comportamento.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: