«Le Voyage Dans la Lune» marca arranque da 12ª Festa do Cinema Francês

O filme «Le Voyage Dans la Lune», de George Meliès, de 1902, inaugura na quinta-feira em Lisboa a Festa do Cinema Francês, um evento dedicado à mais recente produção de cinema francófona.

Ao longo dos onze dias do evento, serão exibidos 21 filmes em ante-estreia, como por exemplo «De Vrais Mensonges», de Pierre Salvadori, «Le Moine», de Dominik Moil, e «Tous Au Larzac», de Christian Rouaud.

Conforme revela a organização do certame, este ano será homenageada a actriz Anouk Aimée, numa distinção feita em conjunto com a Cinemateca Portuguesa áquela que recebeu um César de honra, em 2002, e, no ano seguinte, o Urso de Ouro, pelo conjunto da sua carreira.

Outra actriz em destaque é Carole Bouquet, com a Festa do Cinema Francês a apresentar a actriz francesa como ‘Madrinha’ desta edição, o que significa a exibição de cinco dos filmes em que participou, como por exemplo «Cet Obscur Objet du Désir», «Lucie Aubrac» e «Double Messieurs».

O programa do certame conta ainda com a secção ‘Cannes em Portugal’, na qual se exibirão 10 filmes que foram destacados no âmbito do mítico festival francês, como é disso exemplo «La Petite Jerusalem», de Karin Albou, «Le Nom des Gens», de Michel Leclerc, e «Boy Meets Girl», de Leos Carax, entre outros.

Finalmente, a Festa do Cinema Francês conta ainda com as secções ‘Grandes Clássicos’, onde serão exibidas cópias restauradas de clássicos da sétima arte francesa, e ‘O Universo da Animação’, com seis filmes do género, entre os quais «L´illusionist», de Sylvain Chomet, e «Les Contes de la Nuit», de Michel Ocelot.

Paralelamente, nesta 12ª edição, o certame contará com a exposição ‘Um Condenado à Morte Escapou’, do artista plástico André Graça Gomes, na sede do Institut Français du Portugal, em Lisboa, espaço que recebe ainda o concerto do cantautor Sorel, a 13 de Outubro.

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: