Cinecoa leva cinema a Foz Côa até 2 de Outubro

A primeira edição do Cinecoa – Festival Internacional de Cinema de Foz Côa vai decorrer de 29 de Setembro a 2 de Outubro e dará a ver uma selecção de filmes e documentários focados em Trás-os-Montes, mas também preciosidades dos primórdios do cinema, incluindo uma montagem de filmes dos irmãos Lumière e quatro das primeiras curtas-metragens realizadas por Charles Chaplin, em 1914.

Promovido pela autarquia e dirigido pelo realizador e produtor João Trabulo, o Cinecoa apresenta-se, nesta sua edição inaugural, mais como uma mostra de cinema do que como um festival em sentido estrito, já que não tem secções competitivas e a programação aposta sobretudo na divulgação do património cinematográfico, e não tanto na filmografia recente.

O grande homenageado é Manoel de Oliveira, com a exibição de quatro filmes: “Douro, Faina Fluvial” (1931), “Vale Abraão” (1993), “Viagem ao Princípio do Mundo” (1996) e “O Estranho Caso de Angélica” (2010).

Outro núcleo forte do programa é o dedicado a António Reis e Margarida Cordeiro, que incluirá os três filmes que realizaram juntos – “Trás-os-Montes” (1976), “Ana” (1982) e “Rosa de Areia” (1989).

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: