Babel de São Sebastião lança «Contos Sombrios» de Mónica Baldaque

«Contos Sombrios», de Mónica Baldaque, é hoje lançado na livraria Babel São Sebastião, em Lisboa, a partir das 18h30, num evento que contará com a presença da autora e de Isabel Pires de Lima, ex-ministra da Cultura.

Editado pela Ulisseia, estes «Contos Sombrios» são compostos por 24 histórias sobre o que Mónica Baldaque considera ser “a zona sombria da vida das pessoas”: as paixões; a miséria; o crime; a miséria; e a violência.

Fique a par da sinopse da obra de Mónica Baldaque: “Marta Carolina, depois da morte de sua avó Joana, vai instalar-se na casa de família, no Douro, com a tarefa penosa de a desfazer, pois ela destina-se a ser vendida.

Aí, sozinha, recolhida nesse espaço sagrado de memórias e de sonho, convoca vários personagens que conheceu, e como que através de uma porta estreita, entreaberta, ouve-os contar as suas histórias, cheias de lacunas e de abismos.

Em todas elas está em causa o acordo com a própria vida. O desejo de destruição, o conflito, a morte, o crime, rondam essas vidas aparentes e sombrias. São histórias de despedidas.”

Filha de Agustina Bessa-Luís, Mónica Baldaque, 65 anos, é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e foi conservadora dos Museus Municipais do Porto e directora dos Museus Nacionais da Literatura e de Soares dos Reis.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: