Faculdade de Letras do Porto recebe performance de Ricardo Domeneck

Ricardo Domeneck, escritor e artista visual natural de Bebedouro, Brasil, realiza hoje, a partir das 17h30, uma leitura / performance no Anfiteatro 1 da Faculdade de Letras, da Universidade do Porto.

“Domeneck estreou-se com o livro «Carta aos anfíbios» (Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2005). O seu segundo livro, intitulado «A Cadela Sem Logos» (São Paulo: Cosac Naify, 2007), integra a colecção de poesia contemporânea ‘Ás de colete’, dirigida pelo poeta e editor carioca Carlito Azevedo para a editora paulistana Cosac Naify.

Em 2009, teve publicada uma edição artesanal de um pequeno volume de poemas, intitulado «Corpos e Palanques», pelo projeto Dulcineia Catadora, e ainda o seu terceiro livro, intitulado «Sons: Arranjo: Garganta» (São Paulo: Cosac Naify, 2009).

A partir da apresentação de um vídeo intitulado ‘Garganta com texto’ na TV Cultura, em dezembro de 2006, o seu trabalho passa a utilizar um vocabulário multidisciplinar, movendo-se entre escrita, videoarte e performance.

Fez parte do grupo de pesquisa corporal das técnicas coligidas e sistematizadas pelo coreógrafo mineiro Klauss Vianna, e viria a declarar em entrevistas que, tal experiência, unida ao contacto direto com o público, através da oralização de seus textos em festivais de poesia, o levaram a distanciar-se do trabalho poético como literatura e terreno exclusivo da escrita, dirigindo-se à performance e à experimentação com vídeo”, explica a organização.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: