Retrospectiva da obra de Vik Muniz inaugurada hoje no Museu Berardo

O Museu Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, inaugura hoje uma retrospectiva da obra do artista plástico e fotógrafo brasileiro Vik Muniz, numa exposição que conta com cerca de uma centena de trabalhos produzidos desde 1980.

Esta exposição, que poderá ser vista até 31 de Dezembro deste ano, já passou por Nova Iorque (no MoMA), por Miami (Miami Fine Artas Museum), México e Canadá, sendo a primeira vez que Vik Muniz terá uma exposição, em nome próprio, na Europa.

Vik Muniz cria séries de trabalhos relacionados com a memória, a percepção e a representação de imagens do mundo das artes e dos meios de comunicação, através do uso de diversas técnicas e invulgares materiais como o açúcar, chocolate líquido, leite condensado, molho de tomate, gel para o cabelo, lixo e terra.

Recorde-se que este ano, o artista brasileiro foi um dos cinco nomeados para os Óscares na categoria de Melhor Documentário, com o filme Lixo Extraordinário, sobre a vida dos apanhadores de lixo do Aterro Sanitário Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.

 

Quer passar a receber os artigos da Ave Rara no seu e-mail? É simples, inscreva-se na newsletter, no lado direito desta página.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: